"É na escuta que o amor começa. E é na não escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção".
Rubem Alves

Escola Casa da Infância

Nosso projeto se inspira na história, percurso e pedagogia construída em Reggio Emilia, cujos valorizes sintonizam com a forma que escolhemos para viver o dia a dia na CASA! Reggio Emilia é uma pequena cidade no norte da Itália que escolheu fazer do investimento e valorização na infância uma forma de reconstruir a sociedade após um período de guerra. Cidadãos, mães e professores se reuniram para construir juntos um projeto de escola diferente para aquela cidade.

 

O grande teórico dessa Pedagogia foi Loriz Malaguzzi que pesquisou, atuou e construiu muitas ideias sobre a criança e a sua relação com o mundo, numa perspectiva dialógica. Ele bebeu em grandes fontes de estudiosos da infância e da educação, mas, principalmente, defendeu o confronto de todas essas “teorias” com o contexto real vivido naquele tempo, com aquelas pessoas; com a ideia de que é necessário construir uma metodologia própria, ou seja, analisar o contexto, se inserir nele e criar juntos, crianças, famílias e educadores, estratégias de atuação potentes para as aprendizagens.

1/1