Musicalidade

O corpo é de fato, um instrumento sonoro: o corpo fala, o corpo dança, o corpo canta, o corpo soa. É o nosso primeiro instrumento musical e, na primeira infância, é o corpo da criança, reduto de toda sabedoria musical intuitiva, que irá encontrar outros corpos sonoros e juntos irão dialogar de maneira criativa, construindo vivencias musicais riquíssimas.

 

​Na Casa da Infância, não pensamos em aulas de música, mas em vivencias diárias das crianças com a musicalidade. Elas cantam, dançam, descobrem novos sons dos objetos enquanto brincam, na hora da alimentação, através dos sons da natureza, dos instrumentos musicais etc.

Nesse processo de viver a musicalidade brincante, muitas são as experiências: a descoberta, a experimentação e o desenvolvimento vocal, o desenvolvimento da audição, da prática musical coletiva, a descoberta do processo criativo, da improvisação musical, a execução de diferentes instrumento musicais,  a vivencia das propriedades dos som e dos elementos música, a apreciação das mais diferentes manifestações da música, do Brasil e do Mundo, a construção de instrumentos musicais e de objetos sonoros musicais...

Nesse cotidiano da musicalidade temos um momento especialmente rico de trocas e aprendizagem musical: as Rodas de Musicalidade, onde ampliamos as nossas vivências e descobertas sonoras musicais. O piano da CASA se transformou num grande representante simbólico dessa musicalidade. Além disso, anualmente construímos coletivamente um Musical, em homenagem a personalidades da música, com a participação de crianças,  famílias e educadores.

"É na escuta que o amor começa. E é na não escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção".
Rubem Alves

Escola Casa da Infância