"É na escuta que o amor começa. E é na não escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção".
Rubem Alves

Escola Casa da Infância

Casa da Infância - Vida Bem Vivida

Lugar de inspiração, lugar de muitos, lugar para alguns, para pessoas sensíveis, inquietas, visionárias, transformadoras, corajosas... Uma comunidade de aprendizagem de gente, gente que faz a diferença, gente que constrói VIDA, cultura, conhecimento, história, política... Um encontro e um diálogo com muitas linguagens.  Um ambiente educador e educativo que abre as suas portas para acolher a todos nesta casa que é nossa. Entre e fique a vontade!

Uma Nova Escola para a Infância 

Uma escola que nasce do cultivo de um sonho e de um diálogo longo entre duas famílias de educadores que acreditam na vida, nos homens e mulheres e acima de tudo nas crianças e em uma educação plena e holística para elas. Uma escola em que 3 gerações das famílias Albuquerque e Dourado têm como ponto de partida uma trajetória bem sucedida e de referência, marcada muito mais pelo DESEJO e pela AÇÃO do que palavras e teorias que se perdem no tempo. Educadores que cultivam a esperança e defendem a EDUCAÇÃO como forma de libertação, mudança e construção de consciência, por isso decidem construir juntas um novo espaço para a infância, tendo como alicerce a sua história e como inspiração seus valores, crenças e ideias, assim como a experiência das creches e escolas municipais de Reggio Emilia – Itália.


Uma escola planetária – um lugar para a prática ética e política - em construção permanente, aberta ao novo e em diálogo com o mundo. Uma comunidade de aprendizagem constituída de crianças, famílias e educadores como protagonistas, tendo todos, vez e voz para construção de um projeto educativo que declara em primeiro plano a busca por uma vida feliz de todos e para todos, em que cada sujeito construa sempre a ideia de quem é e quais são seus compromissos com esta vida a partir de um convívio saudável com si mesmo, com outras pessoas e com o mundo natural e social, suas belezas e desafios.

Nesse contexto, para a equipe da Escola Casa da Infância, a educação infantil surge como um bem social e uma estratégia para o desenvolvimento e a vivência plena da infância, ao tempo em que consolida o seu papel de instrumento para a aprendizagem e o aperfeiçoamento pessoal e coletivo.  Constitui-se ainda um agente de formação de um indivíduo integral, atento aos sentimentos, ideias e ações, assim como a construção do pensamento crítico inspirador e alimentador de outros modos de  produção e formas de organização sócio-política. 
 

Carta de Nascimento

Uma escola que nasce do cultivo de um sonho e de um diálogo longo entre duas famílias de educadores que acreditam na vida, nos homens e mulheres e acima de tudo nas crianças e em uma educação plena e holística para elas. Uma escola em que 3 gerações das famílias Albuquerque e Dourado têm como ponto de partida uma trajetória bem sucedida e de referência, marcada muito mais pelo DESEJO e pela AÇÃO do que palavras e teorias que se perdem no tempo. Educadores que cultivam a esperança e defendem a EDUCAÇÃO como forma de libertação, mudança e construção de consciência, por isso decidem construir juntas um novo espaço para a infância, tendo como alicerce a sua história e como inspiração seus valores, crenças e ideias, assim como a experiência das creches e escolas municipais de Reggio Emilia – Itália.


Uma escola planetária – um lugar para a prática ética e política - em construção permanente, aberta ao novo e em diálogo com o mundo. Uma comunidade de aprendizagem constituída de crianças, famílias e educadores como protagonistas, tendo todos, vez e voz para construção de um projeto educativo que declara em primeiro plano a busca por uma vida feliz de todos e para todos, em que cada sujeito construa sempre a ideia de quem é e quais são seus compromissos com esta vida a partir de um convívio saudável com si mesmo, com outras pessoas e com o mundo natural e social, suas belezas e desafios.

Nesse contexto, para a equipe da Escola Casa da Infância, a educação infantil surge como um bem social e uma estratégia para o desenvolvimento e a vivência plena da infância, ao tempo em que consolida o seu papel de instrumento para a aprendizagem e o aperfeiçoamento pessoal e coletivo.  Constitui-se ainda um agente de formação de um indivíduo integral, atento aos sentimentos, ideias e ações, assim como a construção do pensamento crítico inspirador e alimentador de outros modos de  produção e formas de organização sócio-política.